Investigadores da Universidade de Glasgow descobriram que o cérebro leva cerca de 200 milisegundos a reunir toda a informação que necessita de uma expressão facial para determinar o estado emocional de uma pessoa.
O estudo, conduzido pelo Prof. Phillipe Shyns, director de Centro de Neuroimagem Cognitiva do Departamento de Psicologia, mostrou que o cérebro começa por observar os olhos da pessoa, depois processa o rosto inteiro antes de examinar determinadas características que lhe sirvam de diagnóstico, como por exemplo: os olhos abertos numa situação de medo ou uma boca sorridente.
Os investigadores acreditam que os resultados mostram que as expressões faciais e sua capacidade de as decifrar, co-evoluem no cérebro. "As expressões faciais e a sua interpretação são uma parte fundamental da comunicação humana e o nosso estudo revelou que o cérebro utiliza detalhes faciais de forma a poder julgar socialmente alguém", afima-nos o Prof. Schyn.
Existem 6 expressões faciais básicas: alegria, medo, surpresa, repugnância, raiva e tristeza. Todas estas expressões têm características que o cérebro facilmente consegue distinguir entre si.
Fonte consultada para este artigo:
0 comentários:
Enviar um comentário