A nossa mente é engraçada, e por vezes, prega-nos partidas, e a sensação de déjà vu (um termo francês para Já visto ou também conhecida por Paramnésia) é uma delas. As pessoas que passam por esta experiência, ficam com a percepção estranha de que aquele acontecimento já foi testemunhado ou experienciado por si, anteriormente, numa outra situação. Basicamente, a sensação de déjà vu é acompanhada por um sentimento de estranheza, mas de grande familiaridade: por exemplo, num jantar com amigos, pode sentir que "mas eu já disse isto!", "Mas eu já estive aqui e já fiz isto!". Estas são expressões típicas.
Esta experiência é comum entre adultos e crianças. Alguns investigadores afirmam ter encontrado formas de recriar esta sensação através da hipnose. A semelhança entre um estímulo déjà-vu, e provocando uma já existente, mas diferentes, traço de memória pode levar à sensação. Assim, encontrando algo que evoca as associações implícitas de uma experiência ou sensação de que não pode ser recordada, pode levar ao déjà vu. Também existe o oposto, o Jamais Vu (o Nunca Visto), que ocorre em situações em que, por exemplo, uma pessoa considera um objecto ou um indivíduo que tenha visto inúmeras vezes, como uma coisa inteiramente nova.
Pessoas que acreditam em reencarnação, referem que as experiências de déjà vu podem corresponder a memórias de acontecimentos de vidas passadas ou de sonhos, que surgem à tona na vida actual e que, por isso, as recordamos recorrentemente.
Bem, seja qual for a explicação, e existem muitas, não deixa de ser um dos maiores mistérios da mente humana.
E você? Já passou por esta sensação? Em adolescente ocorriam-me muitas destas sensações, e ainda hoje, mas com menos frequência, principalmente quando conduzo. Sinto que já passei por aquele lugar, e sinto também que já passei por aquela estrada e que já contornei aquela rotunda. Apesar de conduzir por esses locais diariamente, para chegar à minha morada, a sensação de déjà vu é completamente distinta e a confusão instala-se na minha mente por uns instantes, passando logo de seguida.
Fontes consultadas para este artigo:
Merriam Webster Medical Dictionary
Wikipedia
Deixe o seu comentário. Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTIR e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.
0 comentários:
Enviar um comentário