O que me aconteceria se eu me alimentasse apenas de um único tipo de comida


Adoro arroz...mas comê-lo todos os dias, é demais.

Uma adolescente britânica de 17 anos desmaiou e foi levada às urgências do hospital, depois de se verificar que se alimentava durante 15 anos, principalmente, à base de nuggets de frango.

Stacey Irvine, segundo relatos, sobreviveu à sua dieta pesada de nuggets, ocasionalmente suplementada com sacos de batatas fritas e pedaços de torradas, desde criança. Os médicos pediram-lhe que mude urgentemente os seus hábitos alimentares.

O caso desta adolescente mal alimentada fez-me pensar...o que realmente aconteceria se eu comesse apenas um determinado tipo de alimento durante a minha vida inteira?


"Depende do veneno que você escolher, mas tratar-se-ia de veneno com certeza", afirma Jo Ann Hattner, uma consultora de nutrição da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, EUA e ex-porta-voz nacional para a Associação Dietética Americana, no seu livro "Gut Insight" (Insight Intestinal), sobre a saúde digestiva.

Se alguém optar por comer apenas uma fruta, vegetais ou grãos, isso levaria à falência dos seus órgãos. Consumir apenas carne só acabaria por forçar seu corpo a atrofiar os seus próprios músculos. E se você se limitar unicamente a um alimento (além das frutas), você iria desenvolver um sério caso de escorbuto.

"Eu não recomendaria essa experiência. Não há um único vegetal ou legume que contenha todos os nove aminoácidos essenciais que os seres humanos precisam para criar as proteínas necessárias que formam os nossos músculos", afirma ainda a autora.

É por isso que a maioria das culturas humanas, sem nada saber sobre química alimentar, desenvolveram dietas centradas em vegetais complementares que, juntos, fornecem todos esses nove aminoácidos. No início, sem todos os aminoácidos necessários, o seu cabelo começa a ficar mais claro e as suas unhas ficam moles. Pior ainda, a sua massa corporal magra começa a sofrer as consequências. Não apenas os músculos, mas também o seu coração e os seus órgãos.

Eventualmente, o seu coração encolhe tanto que você acaba por morrer. Isto acontece, ocasionalmente, em casos extremos de anorexia nervosa.

Comer apenas um determinado tipo de hidratos de carbono - pão ou massa, por exemplo - também provoca a falência de órgãos, devido à deficiência de aminoácidos. Pior do que isso, sofreria de escorbuto, uma doença terrível provocada pela falta de vitamina C, um componente essencial de muitas das reações químicas do corpo. 

Graças a experiências altamente antiéticas realizadas em reclusos prisionais na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos na década de 1940, sabemos que o escorbuto se começa a manifestar após 1 a 8 meses de privação de vitamina C (dependendo da quantidade que o corpo a armazenou). No início, você sente-se letárgico e sente dores nos ossos. Mais tarde, manchas estranhas aparecem em todo o seu corpo e desenvolve feridas purulentas. Mais tarde icterícia, febre, perda de dentes e, eventualmente, a sua morte.


A sua vida como um "exclusivista da carne" também seria um beco sem saída.

Além de falta de vitamina C, a maioria das carnes contém muito poucos hidratos de carbono, essenciais para fornecer energia que o seu corpo requer constantemente, para executar até mesmo as menores tarefas. "Sem hidratos de carbono, você vai começar a quebrar algumas das sua massa muscular para obter a energia", diz ainda a Drª. Hattner. "Atenção, "músculo" não significa apenas os seus bíceps. Estará a "comer" o seu próprio coração, também."

No entanto, há um alimento que tem de tudo: aquele que mantém os bebés vivos. "O único alimento que fornece todos os nutrientes que o ser humano precisa é o leite humano, pois trata-se de um alimento completo. Podemos acrescentar alguns alimentos sólidos na dieta do bebé no primeiro ano de vida, para fornecer mais ferro e outros nutrientes, mas há um pouco de tudo no leite humano."


Tecnicamente, os adultos podem sobreviver com leite humano, também, o ponto de discórdia seria encontrar uma mulher que esteja disposta a fornecê-lo (e em bastante quantidade). Faltando essa opção, a segunda melhor escolha seria leite de mamíferos, especialmente se for fermentado. "O iogurte, que é leite fermentado, tem imensas bactérias benéficas para o trato digestivo", disse Hattner.

Estes cenários hipotéticos não são apenas especulação. Em muitas partes do mundo, as pessoas não têm outra escolha senão comer um único alimento: muitas vezes o arroz. Os cientistas encontram-se a desenvolver arroz geneticamente modificado que contém mais vitaminas e nutrientes, especialmente vitamina A, a fim de combater a desnutrição.

Descobrir como embalar tudo o que precisamos num único alimento também é útil para as viagens espaciais, afirma a Drª. Hattner. "O cerne da questão da ciência nutricional é, 'Como é que se consegue alimentar as pessoas no espaço?" Os cientistas estão a tentar aumentar a concentração nutricional dos alimentos, para não ter que se comer grandes quantidades.

Agora que você sabe o que lhe poderá acontecer se se alimentar apenas de um único alimento, afaste essa ideia da cabeça e comece já hoje a variar para uma alimentação mais saudável.




Fontes consultadas para este artigo:
  • Wikipedia.org
  • HATTNER, Jo Ann. Inside Gut: Hattner Nutrition, 2009.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante. =D

Luciano Gardim disse...

"Depende do veneno que você escolher, mas tratar-se-ia de veneno concerteza".

Pelo amor de Deus, acerta o "com certeza".

G. disse...

ai me surge uma dúvida! um alimento como o sushi, por exemplo, que é feio a base de arroz, legumes, carnes - pois existem vários tipos, cada um com um ingrediente diferente. e aí? será que dava problema?

José Coelho disse...

E foi com o amor de Deus que o "concerteza" desapareceu :)

José Coelho disse...

Oi Gabriela. Agradeço a sua questão muito pertinente. Se você quiser contactar diretamente Jo Ann Hattner pode fazê-lo através do seu Twitter @GutInsight. Tenho certeza de que receberá uma resposta :)

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money