A empresa de consultadoria de recursos humanos HuCap elaborou uma lista de 13 tipos de colegas de trabalho, que muitas vezes tendem a aparecer dentro das equipas associadas com perda de produtividade e desconforto ou "sofrimento" da organização:
• Os "lambe-botas": que contribuem pouco em termos de resultados concretos, mas gostam de falar muito e adoram "dar nas vistas", para impressionar os chefes, com um individualismo notável.
• Os "atrasados": que nada entregam a tempo, nem mesmo quando o chefe assim lhes exige e menos quando você precisa deles, seja da mesma área ou de outra secção. Privilegiam os seus próprios interesses e colocam-nos antes da equipa ou da empresa em geral.
• Os "espertalhaços": aqueles que estão sempre em alerta para tomar o lugar dos outros e ganhar o crédito por aquilo que não é deles. Muito vigilantes e alertas para as oportunidades e fraquezas dos outros, não hesitam em pegar as últimas notícias do erro do seu colega da área mais próxima. Eles são, definitivamente, amigos de "quem tem a culpa" para tirar vantagem.
• Os "fofoqueiros": eles estão sempre a par dos últimos acontecimentos da vida privada dos outros colegas e, se não estão... inventam-nos. Geram conflitos nos relacionamentos, criar vínculos onde eles não existem, especialmente se for entre os mesmos colegas de trabalho.
• As "vítimas": que nunca admitem a culpa de nada, apontando sempre para o outro.
• Os "diz que disse": são encarregues de fazer circular em "segredo" que ninguém sabe exatamente qual é ... e, é claro, de acordo com as profecias, quando esse segredo realmente acontece, eles assumem logo que já sabiam de antemão deixando um "eu já sabia e eu bem te avisei".
• Os "oportunistas": É um perfil clássico. Eles vivem atentos ao que os seus superiores hierárquicos precisam, sem levar em conta o que eles fazem em detrimento da equipa ou do outros colegas.
• Os "vai e vem", que estão sempre do lado de quem lhes convém. Não formam,, nem gostam de gerar opiniões. Apoiam aqueles colegas que mais lhes convém e mais, no momento do erro, eles "nunca" são culpados.
• Os que"discutem para nada.": sentem-se, sempre, os donos da verdade absoluta.
• Os "imutáveis": aqueles a quem nunca ninguém conseguiu ler as suas emoções. Eles são perigosos. São como aqueles cachorros que ladram...mas nunca mordem.
• Os "eternos carrancudos": nunca esboçam um sorriso, não abordam qualquer um, não criam relacionamentos entre os colegas, estão sempre impacientes com tudo o com todos, estão sempre "ocupados" a gerar mau ambiente o tempo todo desde o primeiro minuto em que entraram ao serviço.
• Os "indivisíveis". São aqueles que têm problemas pessoais e que os trazem constantemente para o trabalho não se lhes conseguindo colocar um limite para esses assuntos.
• Os "nerds": isto é, pessoas que sabem tudo, todas as opiniões e temas, assim como a necessidade de demonstrar que sabem todos os momentos, muitos, mesmo inventados por eles.
Agora diga-me...depois de ler isto tudo, gostaria de ter um colega assim? Então faça o possível para não ser assim também para os seus colegas. Lembre-se...tudo o que vai, vem de volta.
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