É muito habitual escutar-se a frase: "O sucesso é a melhor vingança". Mas, se você me perguntar, eu diria que a melhor forma de vingança é, na verdade, não haver vingança nenhuma.
Ficou confuso? Bem, então continue lendo porque, neste artigo, eu vou quebrar um mito que já foi ouvido uma e outra vez ao longo da nossa vida.
Vamos, antes de mais nada, entender qual é o significado de "vingança"?
Bom, segundo o dicionário da Priberam online, a vingança é a "atitude de quem se sente ofendido ou lesado por outrém e efetua contra ele uma acção mais ou menos equivalente". Existem outras palavras que também definem vingança, como desforra, represália, etc.
Tudo palavras bonitas, estou certo?
A pergunta que se faz agora é esta: como pode uma pessoa consertar-se a si própria, se procura quebrar ou ferir outra pessoa agindo por actos de vingança?
Porque sentimos necessidade de nos vingarmos, afinal?
Há certas alturas em que alguém muito próximo a nós nos causa muita dor, sofrimento, traição e falta de comunicação, e ao fazê-lo quase nos destrói por dentro. Mas, quando essas coisas acontecem, nós temos uma escolha. Temos a escolha de avançar a partir desse incidente ou de nos destruir ainda mais, agindo com vingança.
Se você segurar num bocado de carvão a escaldar vai acabar por sofrer ainda mais
Quando pensamos que o sucesso é a melhor vingança ou qualquer outra forma, é como segurar nas nossas mãos um pedaço de carvão quente que queremos lançar na pessoa que nos causou dor e sofrimento. Ao pegar naquele pedaço quente de carvão, estamos a queimar a nossa mão, estamos a danificar a nossa própria palma ainda mais. Mesmo que, de alguma forma, cheguemos ao ponto de atirar esse carvão aquela pessoa, já causamos mais dor, mais tensão e mais pressão a nós próprios com a intenção de nos vingarmos dela. Ao infligir dor e sofrimento a outra pessoa, estamos agora a carregar essa mesma dor e sofrimento a nós mesmos.
A melhor vingança é a NÃO VINGANÇA
Bem, eu sei que é difícil para qualquer pessoa lidar em tais situações, mas não devemos permitir que a pessoa obtenha uma vitória sobre nós fazendo a mesma coisa repetidas vezes. Lembre-se sempre que a pessoa que o magoou, que lhe fez tanto mal, não vai ser a pessoa que o vai consertar. O nosso crescimento, a nossa cura dessa dor depende de nós, e é por isso que a melhor vingança é praticar a não vingança.
Em vez de se focar na vingança é mais benéfico você tentar apaziguar-se com a questão, e substituir os seus pensamentos negativos com positivos. Esta é a única forma!
Passe à frente e deixe fluir.
Já Buda dizia: "Os fracos vingam-se. Os fortes perdoam. Os inteligentes ignoram".
Deixe o seu comentário. Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTIR e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.
0 comentários:
Enviar um comentário