Quais os utensílios de cozinha que são saudáveis e os que são tóxicos


Quando uma pessoa precisa de comprar utensílios para a sua cozinha, geralmente não tem ideia de por onde deve começar. Todos nós gostaríamos de poder encontrar um guia fácil de usar para recipientes e utensílios de cozinha que sejam amigáveis ​​ao nosso corpo e ambiente, ou seja, que não sejam tóxicos enquanto os usamos para cozinhar ou armazenar os nossos alimentos, porque existem muitos à venda no mercado, e são esses que, infelizmente, são geralmente mais usados.

No entanto, enquanto estamos nesse processo de escolher as melhores panelas, as melhores frigideiras e tachos, podemos continuar a dar passos progressivos na direção certa, o que vai beneficiar muito a nossa saúde.


Conheça quais são os utensílios de cozinha saudáveis ​​e os que são tóxicos.

A lista que lhe dou a conhecer abaixo descreve 4 materiais tóxicos que você deve evitar e 4 materiais de cozinha que deve incorporar na sua casa.

Utensílios de cozinha tóxicos que devem ser evitados


1. Frigideiras com revestimento cerâmico
Panelas e frigideiras revestidas com cerâmica são vários metais revestidos com um polímero sintético que é mais macio que o metal. Este revestimento pode desaparecer e geralmente dura apenas cerca de um ano. Uma vez que o revestimento começa a desaparecer, metais tóxicos podem começar a infiltrar-se na sua comida, dependendo do material que estiver debaixo da camada.

2. Utensílios de cozinha antiaderente (teflon)
Utensílios de cozinha não-stick ou Teflon contêm um revestimento sintético similar de politetrafluoretileno (PTFE), que é um polímero de plástico que pode libertar gases nocivos e carcinogénicos a temperaturas acima de 500 graus Fahrenheit. Em humanos, esses gases podem causar sintomas semelhantes aos da gripe várias horas após a exposição, resultando numa condição conhecida como febre da fumaça de polímero, que muitas vezes é diagnosticada erradamente como uma gripe viral. Os gases são tão tóxicos que são fatais para a maioria das aves.

3. Utensílios de cozinha de alumínio e folha de alumínio
Panelas de alumínio são muitas vezes revestidas para evitar filtração de alumínio, no entanto, esses revestimentos de proteção podem lascar e desgastar muito facilmente. Panelas de alumínio podem ser muito acessíveis economicamente, mas não vale a pena o risco de filtragem de alumínio nos alimentos e contribuem para uma possível toxicidade do alumínio.

O alumínio pode se acumular no cérebro, pulmões, ossos e outros tecidos, causando emaranhamento nas fibras nervosas que leva à disfunção muscular e à perda de memória. O alumínio não demonstrou ser uma causa da doença de Alzheimer, mas níveis elevados de alumínio no cérebro foram observados em autópsias de pacientes com Alzheimer, sugerindo que a toxicidade do alumínio pode ser um fator de risco na doença. As fontes comuns de alumínio incluem: desodorizantes, algumas pastas dentais, folhas de alumínio, latas de alumínio e panelas de alumínio. Simplesmente parar de usar papel alumínio para cobrir um prato de vidro pode ajudar a reduzir o consumo de alumínio.

4. Panelas de cobre
Panelas de cobre são aquecidas muito uniformemente, o que é maravilhoso, no entanto, não é recomendável usá-las na sua cozinha. O cobre não revestido pode infiltrar-se na sua comida e até mesmo os revestimentos protetores podem quebrar com o tempo. O excesso de cobre pode suprimir os níveis de zinco e enfraquecer o sistema imunológico, o que interfere na função adrenal e tireoidiana que mais comumente resulta em fadiga.

Utensílios não tóxicos que você deve usar
Estes são os utensílios de cozinha mais recomendados, porque eles podem evitar os males acima mencionados.


1. Utensílios de cozinha de ferro fundido esmaltado
Frigideiras revestidas de ferro fundido oferecem os benefícios antiaderentes do Teflon sem gases nocivos. Panelas de ferro fundido esmaltados são mais fáceis de cuidar e disponíveis em várias cores, mas se você quiser os benefícios do ferro, opte pelas panelas de ferro nu.


2. Panelas de cozinha de ferro fundido nu

Quando devidamente temperado, o ferro fundido nu é a superfície ideal que não cola. Você também pode filtrar pequenas quantidades de ferro em alimentos, cozinhando ingredientes ácidos. Isso pode ser benéfico para aqueles que suspeitam de uma deficiência de ferro e a necessidade de aumentar a ingestão de ferro. O ferro fundido requer apenas um pouco mais de cuidado do que o ferro fundido esmaltado, mas é mais acessível e tende a aquecer mais uniformemente do que o seu contraponto esmaltado.


3. Panelas de cozinha em aço inoxidável
Os utensílios de cozinha em aço inoxidável são economicamente acessíveis e muito estáveis a altas temperaturas. Este utensílio é antiaderente, mais leve que o ferro fundido, resistente a arranhões e dura muito mais do que os materiais revestidos.


4. Utensílios de vidro
Como no ferro fundido e aço inoxidável, o vidro é um material resistente que não liberta produtos químicos ou metais tóxicos nos alimentos. As placas de vidro são ideais para cozinhar e armazenar sobras. Eu recomendo o uso de recipientes de armazenamento de vidro em vez dos tupperwares de plástico para evitar toxinas como bisfenol-A (BPA), que pode imitar o estrogénio.

Diversas fontes foram consultadas para este artigo
Deixe o seu comentário. Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTIR e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money
Veja o que eu mais Descobri Hoje no Facebook! Meta um LIKE