O que fazer quando se ama alguém sem ser correspondido


Você já amou alguém sem ser correspondido? Não se preocupe, não está só!

Os seres humanos, pela sua constituição biológica e emocional, necessitam de amar e ser amados. 

Toda a pessoa que não é amada acaba por sofrer consequências dramáticas na sua vida, que se podem traduzir em problemas emocionais, depressões, etc. 

O amor é um remédio benéfico para a nossa saúde mental, física, emocional e espiritual. 

Porque amamos, então, alguém que não nos ama de volta?

O amor sem reciprocidade pode-se tornar numa autêntica tortura. O amor, esse, exige reciprocidade, pois de outro modo, tornar-se-ia em algo distinto numa relação amorosa.

Já dizia o filósofo chinês Lao Tsé que "Amar profundamente alguém dá-nos força. Sentir-se profundamente amado por alguém dá-nos valor." 

Muitos casais, esquecem-se, muitas vezes, de que precisa de haver equilíbrio nas suas relações. Se apenas um dos membros do casal recebe menos do que aquilo que dá, então (e esta é a minha sincera opinião) não é uma relação, mas sim um "ralação". Ao longo da sua duração, vai-se tornar tóxica. É tudo uma questão de tempo. 

Veja bem, um casal necessita de dar e receber na mesma medida, senão acaba por se tornar cansativa, especialmente para quem dá sem receber. Como diria o psicólogo Walter Riso, autor de diversos livros como Saber amar e Amar ou depender, "É impossível conviver saudavelmente sem um equilíbrio entre o "dar" e o "receber".

Portanto, não é só dar para receber, porque isso provoca dependência numa relação, é dar, sabendo que no amor verdadeiro vai haver reciprocidade. 

Quando um casal não vive o amor de forma recíproca, então, a emoção e o sentimento esmorecem. Para que o amor seja mesmo verdadeiro necessita de ser correspondido, esta é a pura das mais verdades.

Um casal necessita de analisar bem a sua relação, se vale a pena continuar nela e investir para que dê os seus frutos. 

Se você não se sente amado, o melhor mesmo é libertar-se. 


O amor é livre. O amor é soberano. Não se pode exigi-lo de ninguém, porque o amor é fruto da nossa vontade, portanto, ou se dá ou não se dá. O amor não é conquista.

Neste contexto, necessito que você entenda que a liberdade humana é um direito básico e, como tal, ninguém está obrigado a amar quem não quer. Dito isto, o amor correspondido e o amor não correspondido, também são frutos da nossa liberdade, e, como tal, devem ser respeitados.

Portanto, pense bem: se ama sem ser amado, não deve atuar como se o mundo tivesse acabado. Isso não é saudável nem produtivo. Você apenas precisa de procurar outra relação, que seja emocionalmente sã, porque amar insistentemente alguém sabendo que não há reciprocidade, torna tóxica qualquer relação.

Eu já passei por isso, e falo por experiência. Como diz o poeta Rodrigo Victor "Do amor só quero uma coisa...reciprocidade!"

Fontes consultadas para este artigo:
RISO, Walter - "Saber amar: como desfrutar plenamente da vida a dois". Alfragide : Lua de Papel, 2008


Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTO e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money