É quase certo que existe vida extraterrestre, mas esses podem ser potencialmente devastadores para nós humanos, alerta Stephen Hawking, um dos cientistas mais importantes do mundo.
Hawking afirma que é melhor concentrar-nos na Terra, e evitar qualquer contacto da humanidade com seres humanos de outros planetas.
Ele argumenta que é provável que a vida exista em muitas partes do universo: não apenas nos planetas, mas também no centro das estrelas ou mesmo flutuando no espaço interplanetário.
Num universo tão grande, é pouco provável que a Terra seja o único planeta onde a vida evoluiu.
"Para o meu cérebro matemático, analisando os números, pensar em extraterrestres é perfeitamente racional."
Hawking acredita que a maioria da vida extraterrestre é representada por micróbios ou animais únicos, ou seja, o tipo de vida que tem dominado a Terra durante a maior parte da sua história.
Umas poucas formas de vida poderiam ser inteligentes, representando uma séria ameaça para nós.
O cientista sugere que os extraterrestres invadiriam o nosso planeta em busca de recursos, depois de esgotar os recursos disponíveis no seu planeta natal. Procurariam conquistar e colonizar planetas.
"Nós só temos que olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente se pode se tornar algo com que nós não queremos enfrentar", diz ele.
Ele conclui que tentar estabelecer contacto com raças alienígenas é "muito arriscado".
"Se algumas vez estes alienígenas nos visitam, acho que o resultado seria o mesmo que os nativos americanos tiveram quando Colombo desembarcou pela primeira vez na América".
Hawking sugeriu a possibilidade de vida extraterrestre, mas os seus pontos de vista foram esclarecidos por uma série de avanços científicos, como a descoberta, desde 1995, de mais de 450 planetas orbitando em estrelas distantes, demonstrando que os planetas são um fenómeno comum.
Até agora, todos os novos planetas encontrados são muito maiores que a Terra.
Da mesma forma, Lord Rees, o astrônomo real, alertou que os alienígenas podem estar além da compreensão humana.
"Eu suspeito que pode haver vida e inteligência lá fora, em formas que não podemos compreender", disse ele.
"Assim como um chimpanzé não pode compreender a teoria quântica, pode ser que existam aspectos da realidade que estão muito além da capacidade do nosso cérebro."
Siga @HDescobri
Siga @HDescobri
Fonte consultada para este artigo:
- Daily Tech
0 comentários:
Enviar um comentário