Eu sou o meu próprio chefe, portanto, sei que não sou um.
Deixo ficar no ar esta pergunta para você pensar: será o seu superior hierárquico um psicopata?
Num estudo recente, a presença de pessoas com traços psicopáticos em altas instâncias de poder, é quatro vezes maior do que na população comum.
Um psicopata é um narcisista sem consciência, que imita as emoções em vez de sentir. Quando escutamos esta palavra vem-nos à mente assassinos em série como Ted Bundy ou assassinos de ficção como Hannibal Lecter ou Dexter, o anti-herói da série de TV popular. Mas os psicólogos dizem que a maioria dos psicopatas não estão atrás das grades, e pelo menos um estudo mostra que pessoas com tendências psicopatas têm quatro vezes mais probabilidades de se encontrar em funções de chefia.
"Nem todos os psicopatas estão na prisão, alguns estão na sala de reuniões", disse o Dr. Robert Hare, um psicólogo canadiano e co-autor do livro Snakes in Suits: When Psycopaths Go To Work ((tradução livre: Víboras de Fato e Gravata: Psicopatas no Emprego).
O pesquisador britânico Clive Boddy acredita que a crise financeira de 2007-2008 levou à proliferação cada vez maior de personalidades psicopáticas no ambiente de escritórios, e que cada vez menos pessoas passam muitos anos a trabalhar na mesma empresa.
"Se você trabalha numa empresa durante mais de 20 ou 30 anos, as pessoas podem saber como você está e como você trata as pessoas, independentemente de como você se exiba numa entrevista", disse Boddy. "Obviamente, nos dias atuais, as pessoas deslocam-se de um emprego para outro a cada dois ou três anos, e isto já não é mais possível."
"As pessoas tendem a pensar em psicopatas como criminosos. Na verdade, a maioria dos psicopatas não são criminosos. ", disse Hare, um pioneiro no estudo da psicopatia, que desenvolveu o primeiro teste de diagnóstico para os transtornos mentais em 1980. "Eles não andam por aí a mutilar, a roubar e a violar, mas encontram outras maneiras de se reunir sem fazer nada necessariamente ilegal ... como tomar riscos com o dinheiro ou a propriedade de outros. "
O que levanta uma questão perturbadora: Por que motivo existe quatro vezes mais probabilidade de encontrarmos um chefe psicopata?
O "psicopata corporativo" traz à mente a personagem de Patrick Bateman, o banqueiro de Wall Street que matou um colega para obter um cartão no filme O Psicopata Americano, baseado no polêmico livro de Brett Easton Ellis. No entanto, no mundo real de trabalho, os executivos que mostram tendências psicopatas tendem a ser encantadoramente carismáticos à primeira vista, projetando uma confiança que é baseada no engano, dizem os psicólogos.
Eles mentem sem remorso, roubam o crédito para as realizações dos outros e trabalham ardilosamente para transferir a culpa pelos seus erros, dizem os psicólogos. Os psicopatas são mais propensos a ter sexo de curta duração, muitas vezes no local de trabalho, e entediam-se facilmente. Eles são propensos a assumir riscos sem se preocupar com as ramificações.
"A maioria de nós tem uma imagem de psicopatia que não está correta. Na verdade, a psicopatia é um transtorno de personalidade que nos pode ou não, levar a um comportamento criminoso ", disse Paul Babiak, um psicólogo industrial de Nova York que se uniu com Hare numa série de estudos sobre psicopatas no local de trabalho durante os últimos 16 anos.
Os psicopatas têm o dom de encontrar a fraqueza e insegurança dos seus colegas, e essa habilidade para disfarçar "crítica construtiva" mal-intencionada.
A maioria das pessoas com grandes ambições, desenvolvem personalidades diferentes no trabalho e em casa. Os psicopatas não mudam o seu comportamento, porque estão programados para os impulsos patológicos. "Eles agem da mesma forma com a sua mãe ou a filha", disse Hare, prejudicando os membros da família como habilmente fazem com os seus funcionários.
Agora que leu este artigo, pense bem...Será mesmo o seu chefe um psicopata? Dá que pensar, não é mesmo?
Siga @HDescobri
Siga @HDescobri
Fonte consultada para este artigo:
1 comentários:
Enviar um comentário