Para que servem, afinal, aqueles pêlos tão inestéticos que procuram sair abusivamente (se os deixarmos) do nosso nariz?
Tudo no nosso corpo tem uma explicação lógica.
Afinal, servem para impedir que coisas nojentas de fora entrem para dentro. É como se fosse um filtro de ar na sua casa. Os pêlos do nariz apanham a sujidade, vírus, bactérias e toxinas até nós expulsarmos isso tudo para fora através do assoar, espirrar e engolir.
Uma pessoa que tenha muitos pêlos no nariz, pode estar em vantagem. Os cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Hacettepe, na Turquia, descobriram que os seus pacientes com escassos pêlos nasais, estavam quase três vezes mais propensos a sofrer de asma do que aqueles com as narinas mais peludas.
O cabelo do nariz é apenas a primeira linha de defesa do nosso corpo. Dentro do nariz, existem pequenos fios, os cílios, que são cobertos por um líquido pegajoso, o muco. As partículas de poeira e microrganismos do ar colam-se nesse muco e com o movimento dos cílios são varridos para fora do corpo ou para a garganta, e se forem engolidos serão digeridos pelas enzimas produzidas ao longo do tubo digestivo, diz-nos a Wikipedia.
Mesmo depois da morte, estes pêlos continuam a mover-se, sendo que muitos cientistas forenses utilizam-nos para determinar a hora da morte.
Cortar ou arrancar os pêlos do seu nariz, não é nada recomendável. Qualquer otorrinolaringologista nos avisa sobre isto. Já agora, passo a explicar o grego para oto (orelha), rino (nariz) e laryng (garganta). Porque pode causar infeção, se puxar as fibras.
O nosso nariz não é um local estéril. Portanto, cuide dele e não tenha problemas em exibir orgulhosamente os seus pêlos. Eles estão aí para o proteger. Quem não gosta...que se cuide!
Siga @HDescobri
Siga @HDescobri
Fonte consultada pare este artigo:
- Wikipedia
0 comentários:
Enviar um comentário