Alimentar-se de insetos pode-se tornar uma realidade mais cedo do que você pensa!


Um regulamento da União Europeia, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2018, abriu a possibilidade de se servir gafanhotos e grilos em restaurantes. 

Embora os insetos sejam tradicionalmente degustados em muitas culturas e países, não é comum que façam parte da dieta europeia bem como da América do Norte, por exemplo. Muitas pessoas rejeitam e nem concebem sequer a ideia de ver insetos nos seus pratos. Mas a verdade é que, devido às suas características, estes podem-se tornar um dos alimentos do futuro, apesar dos preconceitos que muitos de nós podem ter acerca disso. 

Conheça algumas das razões pelas quais comer insetos e poderá tornar realidade mais cedo do que pensaríamos:



Quase tudo neles é utilizável
Devido à sua fisionomia peculiar, os insetos apenas retêm água, graças a uma camada externa que os impede de se desidratarem. Isso faz com que o seu peso escorrido seja muito maior do que o da carne. Portanto, a quantidade de proteína é muito maior num quilograma de inseto do que de carne. Enquanto de uma vaca se aproveita 50% de um gafanhoto pode-se aproveitar de 80%.

É um alimento mais ecológico
Graças ao seu alto rendimento nutricional, torna-os um alimento muito mais eficiente do que os mamíferos, cujas explorações agrícolas têm um grande impacto na natureza.

A União Europeia incluiu-os na categoria de "novos alimentos"
A regulamentação da União Europeia estabelece como "alimento novo" o que não foi utilizado como uma medida importante para o consumo humano na União Europeia antes de 1997. " A partir daqui, os países podem, por ação ou omissão, regular o consumo desses insetos.


Eles tornaram-se um elemento da "alta gastronomia"
Em diversos restaurantes, alguns chefs de renome usam os insetos ​​como autênticas iguarias. E já sabemos que a "alta cozinha" cria tendências sendo que, mais cedo ou mais tarde, eles acabam-se tornando alimentos da moda. 

Eles podem ser um elemento importante na sustentabilidade do planeta
A população humana não pára de crescer e isso significa que a procura de alimentos pode aumentar seriamente, e a possibilidade de que não haja para todos ficar seriamente comprometida. As qualidades protéicas dos insetos convertem-nos numa uma ótima alternativa em caso de escassez de carne e que o preço desta dispare.

Qual a sua opinião? Você comeria insetos ou não?

Fonte consultada para este artigo:
El Diario

Deixe o seu comentário. Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTIR e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money