Quinoa! Este é o alimento que nos salva de doenças graves, e pertence ao grupo dos superalimentos
Se há algum alimento que não deve faltar em qualquer casa, é definitivamente este, embora raramente encontremos na natureza um alimento tão poderoso e tão benéfico para o organismo humano.
O seu nome científico é chenopodium quinoa, mas é amplamente conhecido como quinoa. Estas são as sementes da planta homônima, que a antiga cultura dos incas a chamou de "A Mãe de Todos os Alimentos".
É altamente nutritivo devido à sua abundante proteína, não contém glúten, tem baixo índice glicémico e é rico em aminoácidos vitais, fibras, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.
É considerado um alimento mais completo que os cereais comuns.
Os nutricionistas estão constantemente a falar sobre as suas propriedades benéficas e não são injustas, pois a quinoa protege-nos de muitas doenças e, portanto, é mesmo um "alimento mágico".
Nos últimos anos, a demanda dos consumidores tem aumentado constantemente devido ao seu valor nutricional e aos benefícios para a saúde que lhe são atribuídos.
De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, a quinoa sendo rica em fibras reduz o risco de desenvolver cancro, doenças cardíacas, diabetes e outras doenças crónicas.
A quinoa é rica em proteínas e pode ser a chave para evitar a morte prematura.
Mas, além de ser baixa em calorias e um elemento-chave nas dietas, os cientistas acreditam que uma tigela de quinoa consumida todos os dias pode reduzir o risco de morte prematuro em 17%.
Além disso, tem sido comprovado que a quinoa reduz o risco de pressão arterial. As pessoas que regularmente tomam o café da manhã com produtos integrais reduzem o risco de insuficiência cardíaca em 29%.
Ao mesmo tempo, a quinoa é rica em magnésio, que desempenha um papel fundamental na formação de mais de 300 enzimas no corpo. Entre estas e aquelas enzimas que ajudam na absorção de glicose pelo corpo e controle de níveis de insulina.
Além disso, a quinoa é rica em riboflavina, o que aumenta o metabolismo no cérebro e células musculares e, assim, reduz a enxaqueca.
Quanto às crianças, protege-as da asma, pois o consumo e a incorporação de grãos integrais na nutrição diária pode reduzir a probabilidade de asma infantil em quase 50%.
Finalmente, as mulheres que consomem grandes quantidades de grãos integrais têm níveis elevados de lignina no sangue, resultando num menor risco de doença cardíaca ou cancro de mama.
Portanto, está à espera de quê para começar já hoje a consumir quinoa?
Para começar, experimente esta receita de Salada de Quinoa com Batata Doce Assada
Fonte consultada para este artigo:
Deixe o seu comentário. Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTIR e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.
0 comentários:
Enviar um comentário