Clique aqui para aceder ao Google Maps |
Já imaginou um bosque formado por apenas uma única árvore?
E uma árvore onde mais de 20 mil pessoas podem descansar debaixo da sua sombra? Apenas uma?
Parece inacreditável, certo? Mas é bem possível com a impressionante e imponente Thimmamma Marrimanu, a árvore sagrada da Ìndia.
Se observarmos o mapa por satélite da região de Andhra Pradesh, a este da reserva florestal de Kadiri, veremos uma grande mancha verde.
Na verdade, este pequeno bosque não o é, pelo menos no sentido literal, já que não é formado por diversas árvores mas sim por apenas uma.
A árvore Thimmamma Marrimanu é uma gigantesca figueira de Bengala, também chamada de a Grande Baniana (Ficus benghalensis), com mais de 19.107 metros quadrados de extensão e figura no livro de recordes do Guinness como a maior espécie arbórea do mundo.
De acordo com a Wikipedia, é a maior árvore do mundo em termos de área ocupada, estimando-se a sua idade entre 1200 a 1250 anos. Tem cerca de 486 metros de circunferência o que equivale a um campo de criquete.
Estas árvores são muito apreciadas pela cultura e religão da Índia jáque se associa com três divindades: as raízes com Brahma, o tronco com Vishnu e as folhas com Shiva. É costuma atar-se laços nos seus ramos e colocar figuras como oferendas junto às suas raízes.
As árvores baninanas têm uma particular forma de crescer, de cima para baixo.
Incrível, não é? A natureza é mesmo impressionante.
Fonte consultada para este artigo:
Wikipedia
Deixe o seu comentário. Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTIR e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.
0 comentários:
Enviar um comentário