Já aqui escrevi sobre linguagem corporal e expressões faciais, porque acredito terem um impacto muito grande na nossa comunicação não verbal. Tal como eu, Leil Lowndes, uma especialista norte-americana na psicologia das relações interpesssoais, oradora e autora do livro "Como Chegar a Toda a Gente" (How to talk to anyone), acredita que qualquer pessoa, se assim o desejar, pode aprender a atrair e a reter a atenção do seu interlocutor, sem proferir uma única palavra.
Se não leu este livro ainda não tem problema, dele eu seleccionei as técnicas mais eficazes que partilho consigo agora:
1. O sorriso demorado
Não exiba um sorriso imediato quando cumprimenta alguém. Se o fizer, vai parecer que esse mesmo sorriso é dirigido a todos aqueles que estão no seu campo de visão. Em vez disso, pause um pouco e olhe para o rosto da pessoa durante um segundo, e só então acolha-a com um aberto e acolhedor sorriso. Apesar de levar apenas um segundo, vai convencer o seu interlocutor de que lhe dirigiu um sorriso sincero e personalizado. De acordo com a autora, um sorriso demorado pode adicionar mais riqueza e profundidade na forma com as pessoas o vêem.
Finja que os seus olhos estão colados nos da outra pessoa com que está a conversar, tal como um caramelo quente e pegajoso. Mesmo depois de terminarem a conversa não quebre o contato visual e se tiver que desviar o olhar, faça isso muito lentamente, de forma relutante, esticando o caramelo até que os seus fios se quebrem.
3. Olhar perseverante
Num grupo de pessoas, deve ocasionalmente olhar para a pessoa na qual tem interesse, não importa quem no grupo está a falar. Se a sua atenção está direcionada para aquele pessoa, mesmo se ela estiver apenas a ouvir a conversa, você mostra assim que está extremamente interessado(a) nas suas suas reações. Mas cuidado, se usar o "olhar implacável" pode constranger a pessoa ou transmitir-lhe sensação de desconforto. Deve sempre olhar para a pessoa que domina a conversa, e permitir que o seu olhar se desvie para o seu alvo, quando ela aborda assuntos interessantes.
As pessoas são muito conscientes da forma como você interage com elas. Quando você conhece alguém novo, vire o seu corpo de frente para ela, e dê-lhe toda a devida atenção que você daria a um bebé, por exemplo.
5. Limite a ansiedade
Se você quiser atrair a confiança do seu interlocutor, especialmente durante uma conversa importante, não tente fazer demasiados movimentos inquietos. Não mostre ansiedade, e mantenha as mãos longe do seu rosto. Caso contrário o seu interlocutor pode sentir que você lhe está a mentir ou está preocupado com alguma coisa. Portanto, fixe apenas os olhos nele para que lhe dê a entender que está totalmente embrenhado no tema da vossa conversa.
6. Olá meu velho amigo
Quando conhece alguém pela primeira vez, imagine que é um velho amigo seu. Isto irá causar uma série de reações subconscientes no seu corpo, desde a suavização das suas sobrancelhas até ao posicionamento dos seus dedos dos pés. Se você agir assim, pode até realmente começar a gostar dessa pessoa. Lembre-se que amor gera amor, gosto gera gosto e respeito gera respeito.
Fonte consultada para este artigo:
LOWNDES, Leil - "Como chegar a toda a gente: 92 truques para se fazer ouvir". Lisboa : Sinais de Fogo, 2010
Fonte consultada para este artigo:
LOWNDES, Leil - "Como chegar a toda a gente: 92 truques para se fazer ouvir". Lisboa : Sinais de Fogo, 2010
Se gostou destas dicas, clique em GOSTO ou CURTO e partilhe este artigo com os seus amigos no Facebook.
0 comentários:
Enviar um comentário