Diz-se que mais de 200 espécies de animais se tornam extintas diariamente. Então, não é surpresa para ninguém se falar de animais incríveis que viveram no nosso planeta e que nunca mais ninguém os viu. Conheça agora 10 dos animais mais admiráveis. Todos menos um. Quantos deles você reconhece?
1.) Tyrannosaurus Rex (extinto há mais de 65 milhões de anos): o T-Rex foi um dos grandes carnívoros de todos os tempos, apesar de não ter sido o maior. Ao contrário do T-Rex que conhecemos na nossa cultura atual, acredita-se que este dinossauro tinha o corpo coberto de penas.
2.) Quagga (extinto desde 1883): esta era uma subespécie da zebra comum que vivia na África do Sul. Considera-se muito semelhante à zebra de Burchell.
3.) Tilacino (extinto desde 1936): também muito conhecido como tigre da Tasmânia. Este animal era, na verdade, um marsupial e não um tigre. Habitava na Austrália, Tasmânia e Nova Guiné.
4.) Vaca-Marinha de Steller (extinto desde 1768): a vaca marinha podia crescer até aos 7 metros de comprimento e pesar mais de 3 toneladas. Era muito maior do que o peixe-boi ou manatim que conhecemos atualmente. A sua população predominava ao longo da costa do Pacífico, mas depressa desapareceram (muito provavelmente pelo aparecimento do Homem).
5.) Veado Irlandês (extinto há mais de 7 mil e 700 anos atrás): este foi o maior veado que já existiu. Este veado gigante vivia na Eurásia, desde a Irlanda até a leste do Lago Baikal, durante os finais do Pleistoceno até inícios do Holoceno.
6.) Tigre-do-Cáspio (extinto desde 1970): também conhecido como Tigre-persa, este grande felino era uma subespécie do tigre, e podia-se encontrar no Iraque, Afeganistão, Irão, Turquia, Mongólia, Cazaquistão, Cáucaso, Turcomenistão Tajaquistão, e Uzbequistão. Era o terceiro maior tigre à face da Terra.
7.) Auroque (extinto desde 1627): estes animais eram os antepassados do gado doméstico e habitavam na Europa, Ásia e Norte de África. Foram reconhecidas três subespécies selvagens de auroques. Apenas as subespécies eurasiáticas sobreviveram até épocas recentes.
8.) Arau-gigante (extinto desde 1844): esta enorme ave não voadora podia-se encontrar em zonas como Gronelândia, Islândia, Noruega, Irlanda e Grã-Bretanha e nas costas do Canadá, mas foi eventualmente caçada até à sua extinção. Possuíam enormes bicos riscados de cor preta, suaves penas pretas e brancas e as pernas afastadas do seu corpo, sendo excelentes nadadores.
9.) Leão-das-cavernas (extinto há mais de 2 mil anos atrás): esta foi a maior espécie de leões e eram conhecidos como os leões-da-caverna europeus ou eurasiáticos. Acredta-se que eles seriam 5 a 10% maiores do que os leões de hoje em dia.
10.) Dodó (extinto desde o século 17): esta ave não voadora habitava na ilha Maurícia, a costa leste de Madagáscar no Oceano Índico. Pouco é sabido, ao certo, acerca do seu comportamento ou habitat. O primeiro relato de avistamento de um dodó foi feito por marinheiros holandeses em 1598 e o último avistamento aceite foi em 1662.
Gostou? Clique em GOSTO e partilhe com os seus amigos.
Fonte consultada para este artigo:
Wikipedia
0 comentários:
Enviar um comentário