Esta fabulosa e colorida espécie de escaravelhos é um endemismo do continente australiano. A iridescência do seu exoesqueleto faz com que pareça que foi talhado em metal por um ourives.
O seu corpo assemelha-se ao metal com tonalidades verdes e púrpuras, e em raras ocasiões de azul escuro. Devido a isso, Phalacrognathus muelleri é conhecido como o escaravelho veado arco-íris.
Arco-íris devido às diferentes e variadas tonalidades do seu exoesqueleto e veado devido ao tamanho das suas mandíbulas que são muito maiores nos machos do que nas fêmeas, entre 20 a 30% do tamanho do animal.
É vegetariano porque se alimenta essencialmente de néctar, folhas, seiva e frutos.
São de hábitos nocturnos e sentem-se atraídos pela luz.
Esta espécie de coleóptero pertence à família Lucanidae. Existem duas subespécies, a Phalacrognathus muelleri muelleri da Australia, e a Phalacrognathus muelleri fuscomicans da Nova Guiné. Ambas habitam em ecossistemas de selva húmida tropical.
Apesar do seu aspecto, e devido aos perigos do coleccionismo, sendo também muito utilizados como mascotes, não corre risco de extinção, pois reproduzem-se facilmente em liberdade e em cativeiro. Cada fêmea chega a depositar 50 ovos de cada vez.
É, de facto, um belo e pouco conhecido animal oriunda da sempre exótica fauna australiana.
Fonte consultada para este artigo:
Wikipedia
0 comentários:
Enviar um comentário