Segundo um estudo levado a cabo por diversos investigadores norte-americanos, publicado na revista Archives of Internal Medicine, a cafeína pode ajudar a prevenir a depressão feminina.
Mulheres que bebem quatro chávenas de café por dia tinham 20% menos probabilidade de sofrer de depressão do que aquelas que apenas consumiam chá, de acordo com esta pesquisa.
Estudos sobre efeitos a longo prazo do consumo regular de café são escassos. No entanto, uma pequena pesquisa finlandesa mostraram anteriormente que os homens que bebem grandes quantidades de café têm menos probabilidade de cometer suicídio.
Os pesquisadores, que pertencem às universidades de Harvard e Columbia, reconhecem que as pesquisas ainda não estão claras porque o café pode proteger-nos contra a depressão, embora se note que houve estudos anteriores em animais que mostraram que a cafeína age contra certas neurotoxinas.
Os cientistas dizem que, portanto, mais estudos são necessários para determinar se o café poderia ser usado para prevenir a depressão e como.
Além disso, eles insistem que este primeiro estudo não prova que o café diminui o risco de depressão, mas apenas indica que a cafeína pode proteger contra a doença, de alguma forma.
A pesquisa foi realizada por uma amostra de 50.739 mulheres com idade média de 63 anos e sem sintomas depressivos no início do estudo.
Fonte consultada para este artigo:
0 comentários:
Enviar um comentário