Diz-se que o álcool, se for ingerido moderadamente, é benéfico para o nosso estado de ânimo.
O certo é que diminui a rapidez do sistema nervoso e, se se consumir em excesso, pode provocar mau-estar, acidentes e, inclusive causar um coma etílico ou uma cirrose, a longo prazo.
Beba devagar: a velocidade influencia tanto como a quantidade ingerida. Quanto mais depressa beber, mais os efeitos no seu organismo serão evidentes. Pode-se, por exemplo, beber uma bebida por hora, como uma cerveja ou um copo de vinho.
Coma bem: se tem o estômago cheio, será um bom "colchão" para as bebidas, pois formará uma boa película protetora que atrasará os seus efeitos.
Deixe o copo em cima da mesa: ao deixar a bebida sobre a mesa ou balcão, evita-se aquele reflexo de o levar à boca constantemente.
Cuidado com os medicamentos: qualquer medicamento misturado com álcool pode ter consequências desastrosas.
Recuse as misturas: evite ingerir bebidas misturadas durante a festa, principalmente todo o álcool misturado com refrescos carregados com altas doses de açúcar. Opte por beber apenas a sua bebida preferida e nada mais.
Bebidas com água: ingira bebidas que se misturem com água (que se alternem ou parte iguais) pois deste modo a absorção será mais lenta.
Não tome café: é falso que a cafeína neutraliza os efeitos do álcool. Muito pelo contrário, serve como trampolim de entrada à corrente sanguínea. Para além disso, aumenta a perda de água que o álcool já iniciou.
Para as mulheres: não bebam a mesma quantidade de álcool que os homens. Por fatores biológicos, não há um ponto de comparação nas suas capacidades de absorção.
A esse respeito, também se diz que tomar uma colher de sopa de azeite ou um copo de leite antes de ingerir álcool, ou mantendo-se em movimento, serve para contrarias os efeitos das bebidas alcoólicas.
Se você teve uma noite de festa e não teve controlo nas bebidas que ingeriu, siga alguns conselhos importantes que lhe vou transmitir para sobreviver à ressaca:
1. Tome um duche de água quente e finalize-o com água fria. Isto ajudará à circulação e à eliminação de toxinas.
2. Beba bebidas recomendadas para crianças com desidratação. Os eletrólitos irão ajudá-lo a recuperar os líquidos perdidos e o equilíbrio do corpo.
3. Faça uma infusão com gengibre, e depois de a tomar aperte a parte carnosa entre os seus dedos polegar e indicador.
4. Antes de se deitar, beba um sumo de laranja com uma colher de açúcar.
5. Como frutas como tangerinas, laranjas, melancia e papaia, por exemplo. Isto fará com que recupere a frutose perdida durante a ingestão do álcool.
6. Tome uma pastilha efervescente contra a indigestão.
7. Misture duas colheres de absinto um copo de água a ferver e tome-o.
8. Prepare um sumo com os seguintes ingredientes: uma fatia de papaia, um copo de leite magro, quatro cubos de gelo derretidos e um pouco de canela em pó. Tome um copo desta mistura de 4 em 4 horas até que o seu mau-estar desapareça.
9. Beba muita água natural. Ajudará não só a hidratá-lo como também a limpar o organismo.
10. Alguns barmen aconselham a ingestão de bebidas "mortas vivas" que hidratam o corpo como o anis, a tequilha, ou sangria, por exemplo.
Recorde-se BEBA SEMPRE MODERADAMENTE E COM RESPONSABILIDADE. SE CONDUZIR, NÃO BEBA. O consumo de álcool em excesso pode ser nocivo para a saúde.
Siga @HDescobriFonte consultada para este artigo:
- www.culturizando.com
0 comentários:
Enviar um comentário