Mas, para quem não sabe, como se celebra um natal verdadeiramente português e o que não pode faltar?
A Rádio Renascença resolveu lançar um passatempo no Facebook e muitos portugueses aceitarem o desafio, dando o seu testemunho.
Leia aqui alguns dos melhores comentários:
* Um Natal, um Natal verdadeiramente português é cheio de amor, onde não pode faltar o presépio construído por toda a família, com musgo apanhado no Pinhal e aquelas figuras que passam de geração em geração, não pode faltar o pinheiro com o laços feitos pela avó e os chocolates para desembrulhar na noite de Natal, não pode faltar o bacalhau cozido sobre uma cama de coves que toda a família chama couves do bacalhau, não pode faltar o Peru assado no forno e recheado, tudo pelo avô, não podem faltar os jogos de tabuleiro para jogar em família, nem o tio vestido de pai Natal a distribuir as meias oferecidas pelas avós, os pijamas pelas tias e os brinquedos que dizem vir do polo Norte, mas o mais importante, aquilo que não pode faltar mesmo é a família reunida, mesmo que seja à volta de uma mesa menos recheada e onde os presentes são apenas beijos e abraços. Para todos um feliz Natal cheio de amor.
- Filipa Caçador (vencedora do passatempo)
* Num Natal verdadeiramente português não pode faltar uma boa dose de amor,uma pitada de alegria,uma posta de generosidade,uma tigela de prosperidade,uma colherada de sorrisos, e acima de tudo,uma mesa bem recheada de sonhos. Num Natal,seja português ou não,não deve nunca faltar numa casa os ingredientes essenciais para um mundo melhor.
- Letícia Costa
* Num Natal verdadeiramente português
Primeiro a família e o amor
Comida e um bom vinho
Com a lareira a fornecer calor
O bacalhau tão bom
A roupa velha e o assado
As sobremesas e os bombons
Fazem-nos ficar mais pesados
Conversas intermináveis
Presentes a trocar
Corações saudáveis
O melhor presente é amar
- Vera Silva
* Num natal verdadeiramente português não pode faltar a lembrança de quem passa o Natal em solidão profunda, muitas vezes sem recursos para uma iguaria na mesa. Porque o Natal não é feito de lindas e caras prendas embrulhadas debaixo da árvore de Natal, é feito de amor, carinho, companheirismo, alegria... Um dar sem esperar receber, porque tudo aquilo que damos o Universo nos devolve em dobro... Feliz Natal!
- Carla Gomes
* Num Natal Português não pode faltar o bacalhau, os doces, em especial a aletria!!!
Mas o que não pode mesmo faltar é, sem dúvida, o sentimento de que as pessoas que estão ao nosso lado são especiais.
Sentir o agradecimento pelo facto de aquelas pessoas estarem sentadas ao nosso lado, na nossa mesa e a partilhar aquele momento connosco é, sem dúvida, aquilo que não pode faltar num Natal português. Pode até não haver prendas, nem doces... Mas o estarmos com a nossa família, seja ela qual for, às vezes pelo simples facto de estar a matar saudades daqueles que já não vemos há dias, meses ou anos, é a maior bênção do Natal.
Feliz Natal a todos ;)
- André Silva
* No natal verdadeiramente português para mim não pode faltar em primeiro lugar o cantinho numa casinha quentinho, o amor duma família, a tranquilidade dum lar e principalmente a união com quem nós mais amamos, depois disto é estar feliz o resto que se segue não é o mais importante, claro que também é bom a caldeirada de natal, a meia noite abrir presentes mas isso não é o que mais faz falta no natal, para mim é a união e o amor de quem mais amamos e o aconchego dum lar!
- Juliana Carvalho
* Para mim Natal tem de ser na aldeia junto da família, onde o dia começa com a alegria de ver os pais, irmãos, sobrinhos e depois o convívio com os amigos. Lareira acesa, fazer doces, beber aperitivos e esperar pela ceia em família. O bacalhau, as couves e polvo é tradicional na minha aldeia. Ver todas as crianças feliz para poder ver o pai Natal é algo que não dá para descrever, é muita alegria, felicidade um enorme prazer sentir a felicidade que nos trás está época. Feliz Natal.
- Pedro Vieira
E você, que é português, o que não pode faltar no seu Natal
Deixe o seu comentário. Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTIR e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.
0 comentários:
Enviar um comentário