Todos nós gostamos muitos das flores devido às suas cores, formas e cheiro, mas existem algumas plantas que não são adequadas para os seres humanos.
Estas 10 plantas têm o propósito de atrair polinizadores – como abelhas, borboletas, besouros e pássaros. Portanto, não pense que pode oferecer uma destas plantas à sua cara-metade no dia dos namorados…
1. Crescentia alata
Esta é uma planta da família Bignoniaceae que pode crescer até aos oito metros de altura.
É vista maioritariamente no México, América Central e Venezuela. A sua flor deita um forte odor, e o seu fruto, conhecido como jicaro, é grande, verde e redondo, e também bastante duro.
Quando cai ao chão começa a amadurecer, sendo que as suas sementes são comestíveis e ricas em proteínas.
2. Phallus impudicus
Este é um fungo que exala um cheiro nauseabundo. É comum ser visto em florestas, jardins e hortas com muita cobertura vegetal e matéria orgânica. O tal cheiro nauseabundo, que se assemelha a fezes ou carne em putrefacção, costuma atrair moscas varejeiras que disseminam os esporos destes cogumelos.
Para além disto, tem um aspecto, no mínimo, duvidoso...
3. Stapelia gigantea
Se a imagem anterior não era visualmente muito bonita, o aspecto desta planta também não é muito melhor.
Originária da África do Sul, esta planta dá uma flor com um cheiro tão intenso que, lá está, lembra o cheiro a carne podre. É cultivada em várias partes do mundo, sendo que no Inverno nem chega a ser regada.
4. Dracunculus vulgaris
A sua flor detesta a luz solar. O aroma, mais uma vez, não é muito agradável; contudo, é assim que a planta atrai insectos polinizadores, que lhe possibilitam a sobrevivência.
A sua espiga pode crescer até quatro metros de altura, e todas as partes constituíntes desta planta são venenosas, resultando em reações alérgicas ou numa forte irritação da pele.
5. Rafflesia arnoldii
Uma das mais raras flores do mundo, possuindo ainda o título de maior flor do mundo, chegando a atingir 106 centímetros de diâmetro e um peso de 10 quilos.
Encontrada numa floresta tropical da Indonésia, mais propriamente nas ilhas Samatra e Bornéu, a planta alimenta-se de insectos, graças a uma substância própria que produz e que os atrai.
6. Helicodiceros muscivorus
Encontrada em terras que são banhadas pelo Mar Mediterrâneo, o cheiro desta planta faz lembrar esterco com bocadinhos de carne podre. Claro, o seu cheiro tem uma razão de ser: atrai as moscas e outros insectos, de modo a distribuir o seu pólen. Tem ainda propriedades termogénicas.
7. Amorphophallus titanum
Floresce apenas três dias nos seus 40 anos de vida, e as suas flores chegam a atingir os três metros de altura, podendo crescer a um ritmo de 16 centímetros por dia.
Natural da Sumatra, tem uma forma fálica e o seu cheiro é descrito como intragável.
8. Lysichiton americanus
Bizarra e perigosa, esta planta é nativa de pântanos norte-americanos e tem um mau cheiro terrível.
As suas folhas, verdes, são enormes, e é polonizada por moscas e besouros.
9. Asimina reticulata
Esta espécie pode ser encontrada em áreas secas que ficam pantanosas durante alguns meses de um verão chuvoso, florescendo na primavera. Ao olharmos para a imagem, pensamos nas pétalas como um pedaço de carne crua.
Curiosamente, embora os frutos que produz terem um gosto parecido a bananas, e a textura do mesmos ser parecido com uma manga, eles não são vendidos nas lojas para consumo próprio.
10. Aristolochia clematitis
Esta é uma espécie que já foi utilizada como planta medicinal.
Actualmente é descrita como tóxica, depois de terem descoberto que era venenosa - sendo algo que pode ter sérias repecurssões para a saúde. que pode causar sérios problemas de saúde.
Nativa da Europa, é uma espécie raríssima que é utilizada em climas amenos.
Deixe o seu comentário. Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTIR e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.
0 comentários:
Enviar um comentário