Você gosta de escutar a sua própria voz gravada?
Muitos de nós estranham e não gostam de ouvir as suas próprias vozes gravadas. Alguns acham a sua voz mais fina, outros mais alta, geralmente acham-na desagradável.
Já pensou porque isso acontece? Porque motivo a sua voz soa-lhe tão diferente em gravações do que para outras pessoas?
Porque motivo detestamos o som da nossa própria voz? A gravação não mente e o modo como escutamos a nossa voz não é igual ao modo como as outras pessoas a escutam. Isto acontece devido à forma como os sons viajam pelo nosso ouvido interior.
O nosso ouvido interior não é estimulado unicamente pelas ondas sonoras exteriores que viajam pelo canal auditivo. Também apanha as vibrações que acontecem dentro do corpo, e é uma combinação destas duas coisas que gera o som que você escuta quando fala.
Quando você fala, as vibrações das suas cordas vocais ressoam na sua boca e garganta, e algumas são transmitidas e conduzidas pelos ossos do seu pescoço e cabeça. O ouvido interior responde a estas vibrações tais como outras quaisquer, transformando-as em sinais elétricos e enviando-as para o cérebro.
Esta combinação de vibrações que surgem até ao ouvido interior por dois caminhos diferentes fornece à sua voz (tal como você a ouve normalmente) um carácter distinto que os sons do ar não possuem. Especificamente, o que acontece é isto: os seus ossos salientam as frequências mais profundas e baixas, que dão à sua voz uma qualidade mais baixa e mais cheia que você não escuta numa gravação.
Fonte consultada para este artigo:
Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTO e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.
0 comentários:
Enviar um comentário