E fala, fala, fala....e continua a falar sem parar! Conheça 8 técnicas eficazes de interromper uma pessoa faladora!

Todos nós conhecemos alguém que quando começa a falar não há quem o consiga calar. Você decerto conhece um amigo ou amiga assim, um familiar ou colega de trabalho, estou errado? Bem me parecia! 

Eu próprio não sou muito falador por natureza. Sou mais daquele género de escutar os outros e só falar o importante e aquilo que mais me interessa. Mas também não me considero uma pessoa calada, embora tenha os meus dias, como todo o mundo!

Mas quando me vejo no meio de uma "conversa" com alguém que fala pelos cotovelos. num monólogo interminável, em vez de uma conversa a dois, e me dou conta que quase nem abri a boca, depressa me canso e invento desculpas para terminar. "Ah, desculpa, dói-me a cabeça! Podemos falar noutra altura?", ou "Estou com pressa, tenho um jantar marcado.", etc. Nem mil desculpas podem fazer uma pessoa faladora parar. Para além de uma grande dor de cabeça, você já começa a sentir raiva. 

O que mais apetece  dizer seria "Já chega! Cale-se um bocado, pelo amor de Deus!". Mas há formas mais sensatas e delicadas de agir. Temos de ser diplomáticos e subtis sem ferir os sentimentos da outra pessoa.

Então, o que fazer? 

O site inglês de psicologia Psych Central dá-nos a conhecer uma excelente lista de 8 alternativas que pode usar:

1. Entre noutro tópico
Exemplo: "Mas que história incrível.  Mas eu gostaria de falar sobre um assunto mais atual, ou mais animador."

2. Seja direto
Exemplo: "Necessito de interrompê-lo. Quero contar-lhe o que me aconteceu ontem."

3. Use o nome da pessoa para mudar o tema da conversa
Exemplo: "João, eu entendo o que quer dizer com isso: deixe-me contar-lhe o que aconteceu comigo também."

4. Fale sobre o tempo que tem disponível
Exemplo: "Maria, eu só tenho mais um minuto para conversar."

5. Ajude a pessoa a seguir em frente
Exemplo: "Artur, afinal qual é o cerne da questão?"

6. Transmita-lhe o seu feedback sincero
Exemplo: "Sandra, ainda não tive tempo de dar a minha opinião sobre o assunto. É altura de me deixar falar."

7. Termine com frases finalizadoras 
Exemplo: "Tenho de ir. Tenho um compromisso a que não posso faltar. Falo consigo noutra altura."

8. Se tudo isto falhar, use sempre: "Desculpe, tenho de ir urgentemente ao wc."

Não pense que estas são respostas rudes. Umas são mais subtis que outras, mas todas elas nos ajudam a ser assertivos quando estamos perante uma pessoa que fala sem parar, tomando muito do nosso tempo e atenção sem ter nenhuma consideração da sua parte. 


Se quiser acrescentar alguma coisa a esta lista, sinta-se à vontade para deixar aqui o seu comentário em baixo.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money