Como detetar um manipulador


Já dizia a escritora italiana Susanna Tamaro que há sempre alguém que lhe diz o que você deve fazer, que já não existe o silêncio, e que em todas as partes há ruído. Se você não está sozinho com os seus pensamentos, como consegue entender o sentido das coisas? É impossível, certo?

Muitos de nós vivem debaixo de uma manipulação perversa, muito subtil. As pessoas manipuladoras estudam habilmente os outros. Buscam as suas fraquezas, o seu calcanhar de Aquiles, para lhes acabar com a sua paz interior. Todos somos vulneráveis e todos cometemos erros.

Perguntei a uma amiga, cujo marido é um autêntico manipulador, quando e como é que começou a manipulação. A sua sincera resposta prendeu-me a atenção: "Começas a fazer cedências de forma mais ou menos voluntária. E a pouco e pouco, acabas por ser manipulado perante os teus olhos. Para quando chegar a manipulação agressiva, tu já não sabes reagir porque te isolaste dos teus amigos e da tua família. Deixou-te isolada de tudo."

Os psicólogos afirmam que o manipulador tem como objetivo atingir pessoas co-dependentes, pessoas com complexo de salvadores ou que se sentem culpadas por algum motivo. São pessoas que lhes custa dizer "não" e temem ser confrontadas.

Conheça as técnicas de um manipulador:

1 - Assédio moral
O manipulador grita-lhe e insulta-o publicamente ou em privado. Atribui-lhe tarefas impossíveis de cumprir. Ataca-o e desqualifica-o continuamente em tudo o que você faz.

2 - Assédio verbal
O manipulador ameaça-o com palavras e calúnias para destruir a sua reputação. Ataca as suas convicções. Põe outras pessoas contra si. Faz difundir boatos difamatórios acerca de si.

Não se deixe manipular. Recorde-se de que toda aquela pessoa que deseja isolá-lo(a) da sua família, não está, verdadeiramente interessada em si.


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money