A eterna questão "afinal gostas de mim ou não?" perturba muitas mulheres que se sentem atraídas por homens difíceis. Aqueles homens que gostam de dar uma no cravo e outra na ferradura, que não gostam mesmo de compromissos. Gostam da conquista amorosa mas não confessam que as querem, sem todavia as largar.
Humm...parece-lhe familiar esta história?
Parece mesmo um cliché, mas de acordo com um estudo feito por psicólogos americanos, por detrás disto esconde-se uma grande verdade. As mulheres sentem-se mais atraídas por homens quando não têm certeza do que eles sentem por elas. A pesquisa foi publicada na revista Psychological Science, da Associação para a Ciência Psicológica dos EUA.
Muitos investigadores concordam que quando uma pessoa A gosta tanto de uma pessoa B, acredita e deseja que a pessoa B goste dela também. Os responsáveis pela pesquisa, os doutores Erin R. Whitchurch e Timothy D. Wilson, da Universidade de Virginia e Daniel T. Gilbert, da Universidade de Harvard, explicam que é muito simples, com dois personagens: Bob e Sarah. "Se quisermos saber como Sarah gosta de Bob, uma boa maneira de prever é o quanto ela acredita que Sarah gosta de Bob", dizem eles. Mas e se Sarah não tem certeza de quanto gosta de Bob? Isso fará com que ela perca muito tempo pensando nele, questionando-se sobre o que sente, fazendo com que ele pareça ainda mais atraente diante dos seus olhos, quanto mais se apaixona por ele.
Para confirmar esta ideia, os investigadores pediram a colaboração de 47 voluntárias, todas estudantes universitárias, para participar num estudo curioso. O objetivo final do estudo não lhes foi revelado, e elas acreditavam que se tratava de uma investigação para estudar se o Facebook poderia funcionar como local de encontros amorosos online, e a cada uma delas foi-lhes dito que o seu perfil foi visto junto com mais 15 ou 20 raparigas, por estudantes universitários masculinos mais velhos de universidades diferentes.
Entretanto, foram-lhes mostrados quatro perfis falsos no Facebook de quatro rapazes, embora elas acreditassem que eram reais. A algumas das estudantes foram-lhes mostrados perfis de rapazes que, supostamente, estavam mais interessados nelas, a outras foram-lhes mostrados perfis de rapazes que estavam mais ou menos interessados nelas, e, finalmente, a um terceiro grupo foi-lhes mostrado os perfis de rapazes que tinham um ligeiro interesse nelas, deixando-as na incerteza.
As mulheres do estudo tomaram as suas decisões com muito pouca informação sobre os seus potenciais parceiros, mas em circunstâncias não muito diferentes daquelass que, normalmente, ocorrem em site de relacionamentos online. "Quando as pessoas se conhecem pela primeira vez, talvez seja mais correto manter o outro no escuro, com pouca informação sobre os seus gostos, para aumentar a quantidade de pensamentos que o outro tem sobre si, e para despertar mais ainda o seu interesse.
Palavra de especialista.
Fonte consultada para este artigo: BBC Health News
Deixe o seu comentário. Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTIR e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.
0 comentários:
Enviar um comentário