O que leva a que muitas relações amorosas falhem?
Eu acho que o problema de todos os relacionamentos amorosos é que nós acreditamos que o nosso parceiro ou parceira deve conhecer todos os desejos do nosso coração. Afinal, eles deveriam ter aprendido a nos deixar felizes depois de tantos anos a namorar connosco, estou certo? Bom...aparentemente não é bem assim.
Há muito que os psicólogos têm tentado resolver este mistério, ou seja, porque motivo os relacionamentos falham. Às vezes, parece que eles são mais propensos a resolver todos os mistérios do universo antes de descobrir o motivo responsável pelos relacionamentos fracassados.
Mas a psicóloga norte-amerinca Katherine Schafler acredita profundamente que a principal razão pela qual as relações amorosas falham resume-se a uma coisa crucial - a linguagem do amor. Ou seja, somos todos diferentes e todos nós falamos linguagens de amor diferentes. A linguagem do amor difere da linguagem que usamos quando falamos com os nossos amigos, familiares e colegas.
A linguagem do amor é algo que nos permite expressar os nossos desejos mais íntimos e mostrar o nosso amor aqueles que amamos. No entanto, os problemas começam a surgir quando os parceiros falam línguas de amor diferentes.
Por exemplo, se você deseja que o seu parceiro lhe ofereça flores de vez em quando, mas você nunca lhe falou sobre isso, como vai ele adivinhar que você adora flores? Bem, você pode pensar que se ele a ama trazendo-lhe algo que você gostaria, devia ser óbvio para ele certo? Mas não é! E enquanto muitos relacionamentos colapsam sob as pressões do dinheiro, das obrigações, das expectativas e da sociedade, a verdade é que muitos outros relacionamentos falham porque um dos parceiros sente que o outro não se preocupa com ele.
Qual é a solução para isto, então?
Sempre seja clara com o seu parceiro sobre os seus desejos. Se as flores a deixam feliz - diga-lhe isso. Seja expressiva sobre tudo o que você precisa no seu relacionamento. O seu parceiro não consegue ler a sua mente.
No entanto, entendo bem porque lhe mencionar as suas necessidades possa ser um problema para você. É porque você acha que dizer ao seu parceiro o que deseja que ele faça possa apagar o romance entre vocês dois. Mas, deixe-me dizer-lhe que isso não é verdade. A sociedade já colocou muita pressão sobre as relações hoje em dia. Todos se devem comportar de uma certa maneira e sempre nos dizem o que é certo. E isso é tão pouco ou nada real e muito cansativo.
As pessoas mostram seu amor de maneiras diferentes.
Algumas mostram o seu amor oferecendo prendas. Outras mostram o seu amor através das suas palavras. Algumas deixam as suas ações falar mais alto do que as suas palavras. Outras mostram-no de uma maneira mais física. E algumas mostram o seu amor passando um bom tempo de qualidade com o seu parceiro.
Todas essas formas significam "amor" para pessoas diferentes. Assim, os relacionamentos começam a desmoronar quando os parceiros não têm a mesma linguagem de amor. Por exemplo, se você expressar o seu amor através das suas palavras, dizendo: "Eu amo-te" ao seu parceiro, e ele não o diz de volta, você pode-se sentir desconfortável e incerta com os sentimentos dele para consigo. Se você também mostra o seu amor, fazendo algo de interessante com ele como, por exemplo, levá-lo a jantar num bom restaurante, mas ele não retribui o gesto, você começar a ficar louca.
Mas, pare por um momento e pense em maneiras que o seu parceiro poderá estara mostrar o seu amor por você, mas não conseguiu vê-lo porque as suas maneiras de mostrar amor são muito diferentes das dele.
Todos nós amamos a maneira como queremos ser amados.
O que isto significa? Isso significa que, se o seu parceiro nunca olha para o seu smartphone quando estiverem juntos, eles dizem que se sentem amados quando você lhes dá a sua total atenção. Então, você deve colocar o seu telefone de lado também quando estiverem juntos.
Compreender a linguagem do amor do seu parceiro pode ser uma ferramenta realmente poderosa para você lhe mostrar o seu amor e carinho. Porque, lembre-se que não é suficiente tentar satisfazer as suas próprias necessidades de amor no relacionamento, mas é muito importante aprender o que faz com que o seu parceiro se sinta amado e amá-lo da maneira certa.
Deixe o seu comentário. Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTIR e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.
0 comentários:
Enviar um comentário