Conheço muito pouca gente que faz cópias de segurança dos dados do seu computador, tablet ou telemóvel (celular). E das que conheço que fazem essas cópias, é provável que não sejam assim tão seguras como pensam.
Por isso mesmo, decidi escrever este artigo para lhe dar a conhecer a regra 3-2-1 que vai assegurar que todos os seus dados (aconteça o que acontecer) estejam sempre a salvo.
Do que se trata, afinal, a regra 3-2-1?
O motivo de se fazerem 3 cópias e não apenas a cópia original e uma de segurança é porque facilmente se poderiam extraviar ou corromper as duas. Acontece haver quem as leve na mesma mala, por exemplo, o disco externo e o portátil. Caso perca a mala, vai perder todos os seus dados também, portanto assim a 3ª cópia vai-lhe ser bastante útil.
Mas atenção, este pormenor é bastante importante: uma das cópias deve estar localizada fora do seu local de trabalho habitual porque no caso de acontecer algo no seu trabalho, perderá todos os seus dados e cópias. Imagine, por exemplo, que ocorre uma inundação ou um incêndio. Por isso, é sempre bom ter uma das cópias na sua casa, por exemplo, ou então numa nuvem.
Dificilmente vai perder dados, caso cumpra esta regra 3-2-1. Pode levar tempo a fazer as suas cópias, há quem tenha muitos TB de dados, mas são precisamente essas pessoas que deviam seguir esta regra. Um simples descuido, pode fazer com que perca todos os seus dados.
Espero que tenha gostado destas dicas. Deixe o seu comentário. Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTIR e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.
0 comentários:
Enviar um comentário