Afinal, nós não somos os únicos a utilizar os nossos olhos para nos expressarmos.
Os caninos, especialmente os lobos e os cães, também comunicam entre si com o olhar, de acordo com um novo estudo japonês. Eles detetaram uma linguagem "escondida" que nós ainda não compreendemos.
O formato dos olhos, a cor e as marcas faciais são elementos-chave na comunicação canina.
Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Tóquio e da Universidade de Kyoto compararam as feições do rosto e dos olhos de 25 canídeos (cães, lobos, chacais e raposas). As espécies com os olhos mais marcantes tendem a viver e caçar em grupos. Isto poderia ser porque as comunicações visuais são cruciais na captura das suas presas. Aqueles com os olhos camuflados são mais propensos a viver sozinhos ou em pares.
Eles também acreditam que a comunicação através de olhar é uma "ferramenta" muito importante para o canino, incluindo cães.
Vários estudos têm mostrado que os cães domésticos tendem a ter mais contato visual direto com os seres humanos do que os lobos, por exemplo, sugerindo que estão mais sintonizados connosco.
Significa isto que, após milhares de anos de coabitação com os seres humanos, os cães vêm-nos socialmente de uma forma mais útil do que alguma vez os lobos o farão.
Fonte consultada para este artigo:
0 comentários:
Enviar um comentário